sábado, 13 de setembro de 2008

O WEBLOG

O WEBLOG

Um weblog, blog, blogue ou caderno digital é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos, ou "posts). Estes são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário), costumam abordar a temática do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
São páginas atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo. Temáticos ou não, eles podem trazer textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia. Blogs nasceram como diários pessoais e extrapolaram essa dimensão, sendo uma espécie de filtro do ciberespaço, mapas para navegar no infinito de páginas da World Wide Web. Indicam os melhores lugares para visitar, trazem novidades, dão abrigo a aspirações literárias e poéticas, a protestos e controvérsias, ao deboche e ao humor.
A blogosfera, ou seja, o conjunto de blogs e blogueiros na web, concretizou uma mudança profunda na comunicação ao transformar o cidadão comum em produtor de informações. Os blogs criaram uma via de mão dupla que permite ao receptor interagir com o emissor, estejam onde estiverem.
Para as organizações estar - junto aos seus públicos tornou-se um desafio e uma garantia de sobrevivência, em tempos de competitividade e produtividade acirrada. Para competir em igualdade de condições no novo ambiente, a empresa precisa reavaliar a maneira como faz as coisas, inclusive como se comunica com seu público. Os blogs, portanto, representam um novo meio de comunicação, uma ferramenta, uma possibilidade concreta desse estar - junto a funcionários, clientes, comunidade, da construção de uma rede de relacionamentos.
Eles são padrinhos de outras ferramentas de publicação na web, como os audioblogs, flogs e vlogs. Em todos os modelos, a evolução significativa reside no fato de que, sem conhecimento avançado, pessoas comuns tornam-se criadoras de obras, que ficam disponíveis a qualquer internauta. Tudo isso sem custos ou mediação.
Graças à velocidade e à agilidade que proporciona na difusão de informações, o blog é um espaço para troca de conhecimento, inclusive acadêmico. O novo, o extraordinariamente novo, hoje é freqüentemente divulgado primeiro em um blog, depois nos meios de comunicação de massa.
Blogar é comunicar idéias próprias, com as recompensas e responsabilidades decorrentes.

2 comentários:

Douglas Medeiros disse...

Parabéns Diêgo, gostei muito da idéia, vou adicionar aos favoritos e entre sempre, pra ficar por entro das novidades da net, comunicação, comunicação digital, blog coorporativo. Sucesso e tudo bom pra vc, amigo. Douglas Medeiros

Diêgo Duremberg disse...

Valeu Douglas, brigadão!
Entre mesmo...toda semana vou está atualizando!