sábado, 13 de setembro de 2008

A INTERNET COMO TECNOLOGIA

A INTERNET COMO TECNOLOGIA

As novas tecnologias, e nós referimos aqui a todas as tecnologias, causam significativas transformações na sociedade, provocando mudanças de hábitos e de comportamento. Isso não poderia ser diferente com a Internet, este novo espaço que vem revolucionando a sociedade contemporânea [1].
Com relação à comunicação, as novas tecnologias da comunicação alteraram completamente a maneira de se fazer e de se consumir informação. Seja você leigo ou especialista no assunto, as ferramentas oriundas da tecnologia digital afetaram ou estão transformando nossa maneira de se comunicar com o mundo e, num universo mais restrito, com os públicos ligados à nossa empresa e ao nosso dia-a-dia[2].
Esse espaço virtual gerado pela Internet propicia um vasto campo à ser utilizado pelas organizações, de modo que amplia o seu leque de relacionamento com os divresos públicos de interesse, e isto acontece através das várias ferramentas que este canal disponibiliza a seus usuários.

O termo ‘Internet’ surgiu com base na expressão inglesa “INTER-action or INTERconnection between computer NETworks”. Assim, Internet é a rede das redes, o conjunto das centenas de redes de computadores conectados em diversos países dos seis continentes. As ligações entre elas empregam diversas tecnologias, como linhas telefônicas comuns, linhas de transmissão de dados dedicadas, satélites, linhas de microondas e cabos de fibra óptica”[3].


A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
Ela é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet.De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial (em torno de 1,1 bilhão de pessoas), além disso tem penetração de 41 por cento nas classes A e B[4].
[1] PINHO, J. B. Relações Públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse. São Paulo: Summus, 2003, p.19.

[2] TERRA, Carolina Frazon. Blogs Corporativos: modismo ou tendência?. São Caetano do Sul, Difusão Editora, 2008, p.17.

[3] Idem (5)
[4] Ipsos Marplan – Consolidado 2004/Nove mercados. Apud. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia:teoria e experiência. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. p. 63.

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