sábado, 13 de setembro de 2008

A COMUNICAÇÃO

A COMUNICAÇÃO

Numa perspectiva etimológica a palavra “comunicação” provém do latim “communicationem” que significa “ação de partilhar”, “que pertence a muitos”.
Teobaldo, no Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação, conceitua a comunicação como:

“processo pela qual se conduz o pensamento de uma outra pessoa, ou de um grupo a outro. Transmissão de qualquer estímulo que venha a alterar ou revigorar qualquer comportamento, por meio dos veículos de comunicação ou da interação pessoal”[1].

Ainda segundo ele, “a comunicação tem por finalidade fazer participar muitos de uma só coisa. A comunicação é o resultado e a causa do diálogo, a única forma natural do homem viver” [2].
Esta constante busca pela participação de todos na realização dos processos, essa partilha de idéias, o próprio relacionamento dos indivíduos, ou seja, a comunicação, é, sem dúvida, a força motriz e o carro-chefe da sociedade em que vivemos. Como coloca FORTES, “a sociedade exige participação verdadeira nos debates das questões apresentadas e quer fazer-se presente para contribuir efetivamente com os assuntos abordados” [3]. Deste modo, o objetivo da comunicação não é outro senão este, o de tornar comum, o fazer “participante”, é o que guiará a democracia em qualquer âmbito.
Surgem, contudo, vários problemas referentes a esta transmissão de mensagens: como ela é enviada, o caminho que percorre e como ela chega e é compreendida pelo receptor. Neste sentido FORTES explica que “cada pessoa possui o seu mundo próprio, onde cabem todos os símbolos, tornando-se, bastante árduo o preparo de mensagens desligadas dessas impressões”3. Assim, o processo de comunicação é uma tarefa árdua e que exige um mínimo de planejamento para que consiga realmente ser efetivada.
Podemos considerar que a comunicação não é simplesmente informação, uma relação de via única, pois ela é muito mais ampla, abrangendo todos os contatos formais ou informais que nos transmitem qualquer espécie de experiência exterior, revigorando ou alterando o nosso comportamento 3.
Visto isto, fica fácil entender porque a comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade. Desde as primeiras formas de comunicação, com os primatas que desenhavam nas pedras seu dia-a-dia, até os meios mais modernos como a Internet, o homem vem saboreando a alavancada da comunicação e interação entre as pessoas.

[1] ANDRADE, Teobaldo de. Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação. Ed. Ver. e Ampl. São Paulo: Summus, 1996, p.27.
[2] ___________________. Para Entender Relações Públicas. 4ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p.103.
[3] FORTES, Waldir Gutierrez. Relações Públicas: processos, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003, p.24.

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